Serenidade




O encontro do raro equilíbrio e da poderosa calma
Serenidade de espírito é uma das mais belas joias da sabedoria. É o resultado de um longo e paciente esforço de autocontrole. Sua presença é indício de experiência madura e de um conhecimento bem pouco comum das leis e modos de operar o pensamento.
Um homem se torna calmo na medida em que passa a compreender a si mesmo como um ser de pensamento evoluído, pois semelhante conhecimento exige a compreensão dos outros como resultado do pensamento, e, na medida em que ele desenvolve uma compreensão correta e vê cada vez mais claramente as relações internas das coisas através da lei de causa e efeito, deixa de se agitar e de se irritar, de se preocupar e de se queixar, e se torna equilibrado, firme, sereno.
O homem calmo, tendo aprendido a governar-se, sabe como adaptar-se aos outros; e estes, por sua vez, reverenciam sua força espiritual e sentem que podem aprender com ele e a confiar nele. Quanto mais tranquilo um homem se torna, maior o seu sucesso, sua influência, sua capacidade para o bem. Sendo forte e calmo é sempre amado e reverenciado. Assemelha-se a uma árvore que espalha sua sombra em terra sequiosa ou a uma rocha acolhedora em meio à tempestade.
Esse raro equilíbrio é o florescimento da vida, o frutificar da alma. É tão precioso quanto a sabedoria, mais desejável do que ouro. Sim, ouro! Quantas pessoas conhecemos que amarguram suas vidas, que arruínam tudo o que existe de doce e de belo com temperamentos explosivos, que destroem o seu próprio equilíbrio pessoal e envenenam seu próprio sangue!
Como são poucas as pessoas bem equilibradas que encontramos na vida, como é raro encontrar aquele equilíbrio que é característica de um caráter aprimorado. A humanidade é varrida por vendavais de ansiedade e dúvida. Só o homem sábio, só aquele cujos pensamentos são controlados e purificados, é capaz de impor obediência aos vendavais da alma.
Autocontrole é força e domínio. Calma é poder. Diga ao seu coração, "Paz, fique calma."

Trecho extraído do livro “O homem é aquilo que ele pensa”, de James Allen.

Oraçao da Serenidade
"Conceda-me Senhor (Ou Universo) a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar. Coragem para modificar aquelas que posso e Sabedoria para distinguir uma das outras"





0 comments:

Post a Comment