A diferença entre olhar e ver.




  
Quantas vezes saímos para trabalhar, ir ao shopping, ao mercado, a academia, ao restaurante e nem sequer reparamos nas pessoas ao nosso redor. Bem isso acontece na maior parte do nosso tempo, em alguns casos só notamos as pessoas quando precisamos de alguma coisa ou quando elas estão nos incomodando ou em bons casos quando paramos para notá-las.

 O que esquecemos é que assim como nós, todas as pessoas que estão ao nosso redor direta ou indiretamente tem sonhos, desejos e dificuldades. Porém estamos tão preocupados com o nosso bem estar e o do da nossa família que deixamos nossa compaixão de lado.
Como o Felipe Sumita citou hoje isso significa quando “olhamos mas não vemos”. Em muitos casos é mais fácil julgar, criticar ou ignorar.

Experimente a partir de hoje olhar as pessoas ao seu redor como se estivesse olhando a sí mesmo, tente olhar dentro do coração ao invés de apenas sua aparência.

Sabe aquela criança que chora quando você está no restaurante? Tente entender os país, ao invés de apenas respirar fundo e se sentir incomodado, quando um motoboy passa ao seu lado buzinando ao invés de se sentir irritado, tente entender o motivo pelo qual ele faz isso, essa é a forma que ele encontra de se proteger, uma vez que esta profissão requer cuidados, ele está fazendo isso justamente para evitar um acidente.
Quando se depara com um bêbado pela rua, pense no motivo que o levou a essa situação.

Não estou pedindo a você para andar pelas ruas absorvendo a vida das pessoas, mas sim para ter mais compaixão por elas, quando se sentir incomodado com alguém tente entende-la ao invés de absorve-la.

Garanto que se sentirá muito feliz e orgulhoso de sí mesmo.

O olhar é mediado, lento, porque remete a uma reflexão, enquanto o ver é imediato, desatento.

Ver é um “olhar” frio, sem interesse, com propósito de apenas tomar conhecimento de que algo existe, mas sem necessariamente internalizar a sua existência.

Olhar, por sua vez, necessita atenção especial, um momento dedicado a aquela ação – é um compromisso, uma responsabilidade, uma contemplação-. O olhar é algo mais humano, mais caloroso, preocupado com o propósito de perceber, sentir o que acontece consigo e com o mundo a sua volta.

Pode-se dizer que o olhar é o “colocar-se no lugar do outro”, é o olhar o sensível, ponderado, interessado.





Um grande beijo

Luciana Aflitos ;)


0 comments:

Post a Comment